Para combater Fake news, CNBB inicia serviço de checagem de notícias

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Notícias falsas serão combatidas através do novo serviço apresentando as informações necessárias para informar os fiéis

Macapá (AP) | Blog | Atualizado em 11.04.2019 – as 15h35

A Assessoria de Imprensa da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) iniciou nesta quarta-feira, 11, o serviço de checagem de notícias relacionadas ao organismo visando combater fake news sobre instituição nas redes sociais.

“Trata-se de estabelecer, com este serviço, a verdade sobre os fatos num contexto que, respaldados pela liberdade de expressão, assegurada pela Constituição Federal de 1988, grupos e pessoas disseminam irresponsavelmente mentiras e falsas notícias (fakenews) sobre a entidade”, diz a nota da Assessoria de Imprensa.

O serviço apresentou a checagem sobre a notícia de que a CNBB vai mudar o Missal Romano. De acordo com a informação, “as notícias que vem sendo disseminadas em mídias sociais sobre a mudança do Missal Romano são infundadas” e explica que se trata, na verdade, da “a tradução da terceira edição do Missal Romano, elaborada pela Comissão Episcopal para os Textos Litúrgicos da CNBB” e que “atende a uma ordem vinda da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos do Vaticano”.

Nos últimos anos, diversos sites, blogs, perfis em redes sociais tem surgido difundindo informações não oficiais relacionados à conferencia dos bispos do Brasil. Com a crescente onda de veiculação, o serviço da Assessoria de Imprensa de checagem deve torna-se constante.

Jefferson Souza

Jefferson Souza