Notícias falsas serão combatidas através do novo serviço apresentando as informações necessárias para informar os fiéis
Macapá (AP) | Blog | Atualizado em 11.04.2019 – as 15h35
A Assessoria de Imprensa da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) iniciou nesta quarta-feira, 11, o serviço de checagem de notícias relacionadas ao organismo visando combater fake news sobre instituição nas redes sociais.
“Trata-se de estabelecer, com este serviço, a verdade sobre os fatos num contexto que, respaldados pela liberdade de expressão, assegurada pela Constituição Federal de 1988, grupos e pessoas disseminam irresponsavelmente mentiras e falsas notícias (fakenews) sobre a entidade”, diz a nota da Assessoria de Imprensa.
O serviço apresentou a checagem sobre a notícia de que a CNBB vai mudar o Missal Romano. De acordo com a informação, “as notícias que vem sendo disseminadas em mídias sociais sobre a mudança do Missal Romano são infundadas” e explica que se trata, na verdade, da “a tradução da terceira edição do Missal Romano, elaborada pela Comissão Episcopal para os Textos Litúrgicos da CNBB” e que “atende a uma ordem vinda da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos do Vaticano”.
Nos últimos anos, diversos sites, blogs, perfis em redes sociais tem surgido difundindo informações não oficiais relacionados à conferencia dos bispos do Brasil. Com a crescente onda de veiculação, o serviço da Assessoria de Imprensa de checagem deve torna-se constante.