Diocese de Formosa (GO) tem novo bispo

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Após caso de corrupção no clero local, um ano depois novo bispo é nomeado

Macapá (AP) | Blog/com Agências | Atualizado em 27.02.2019 – as 17h35

O Papa Francisco nomeou nesta quarta-feira, 27, para a sede vacante da diocese de Formosa (GO), dom Adair José Guimarães. O então bispo de Rubiataba-Mozarlândia, também em Goiás, vai assumir a Sé Episcopal de Formosa após a renúncia ao governo pastoral de dom José Rolnaldo, acusado pelo Ministério Público de Goiás de desvio de R$ 2 milhões. As denúncias vieram a tona há cerca de um ano.

O novo bispo assume após a diocese ficar as conclusões dos trabalhos do bispo interventor, arcebispo de Uberaba (MG), dom Paulo Mendes Peixoto, ter assumindo a administração de Formosa. Junto com dom José Ronaldo, apontado como líder do esquema, cinco padres e três leigos foram denunciados pelo Ministério Público de Goiás.

Dom Adair José Guimarães foi nomeado bispo pela Papa Bento XVI em 2008 e foi o terceiro bispo da diocese de Rubiataba-Mozarlândia. A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil enviou saudação ao bispo manifestando “sua alegria ao receber a notícia de sua nomeação como novo bispo de Formosa (GO)”, diz a nota.

Em entrevista a Rádio Difusora Goiânia nesta manhã, dom Adair disse ter recebido com tranquilidade e com o coração em paz a nova missão. Em comunicado aos fiéis de Formosa disse que estará com eles como “um humilde operário da vinda do Senhor”.

“Serei o bispo de vocês como um irmão que serve”, completou. Na carta, o bispo nomeado diz que sua vida sacerdotal “se assenta sobre três pilares: sacrário, confessionário e rosário”.

Jefferson Souza

Jefferson Souza