Em nota, RCC Brasil afirma “não apoia qualquer dos candidatos à presidência da república”

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Segundo a nota, a RCC esclarece que a decisão foi unânime dos conselheiros

MACAPÁ (AP) | Blog | Atualizado 17.10.2018 – 20h30

A Renovação Carismática Católica do Brasil, através do seu Conselho Nacional, divulgou nesta quarta-feira, 17, no de esclarecimento referente ao 2º turno a eleição à presidência da república, no próximo dia 28. Segundo a nota, a RCC Brasil “esclarece aos carismáticos, e a quem possa interessar, que não apoia qualquer dos candidatos à presidência da república”.

O posicionamento do Conselho ressalta que o “voto é uma decisão pessoal, de foro íntimo, que deve ser submetido ao discernimento individual e aos valores coerentes com o Evangelho”.

Sem explicar a motivação de apresentar o esclarecimento, a nota motiva os carismáticos a não deixarem de exercer seu direito de votar e incentiva ao voto válidos, não votando nulo ou em branco. De acordo com o Conselho da RCC, desta forma “seremos verdadeiros cristãos, agentes de transformação na sociedade”.

O Conselho Nacional da RCC esteve reunido em assembleia ordinária em setembro deliberando sobre questões relativas as iniciativas do movimento eclesial.

Confira a nota na íntegra

Caríssimos irmãos e irmãs,

O Conselho Nacional da RCCBRASIL (Renovação Carismática Católica do Brasil), instância responsável pelos direcionamentos oficiais da RCC em âmbito nacional, esclarece aos carismáticos, e a quem possa interessar, que não apoia qualquer dos candidatos à presidência da república. Não houve apoio no 1° turno das eleições e não haverá no 2° turno, conforme decisão unânime dos conselheiros. O voto é uma decisão pessoal, de foro íntimo, que deve ser submetido ao discernimento individual e aos valores coerentes com o Evangelho de Jesus Cristo e aos ensinamentos da santa Igreja Católica Apostólica Romana.

Convocamos os carismáticos de todo o país a se colocarem em oração por uma nova efusão do Espírito Santo sobre o Brasil e suas instituições, e a serem, neste momento de polarização, instrumentos de amor, alegria, paz, paciência, afabilidade, bondade, fidelidade, brandura e temperança (Cf. Gl 5, 22-23).

A RCCBRASIL convoca todo carismático para que não se abstenha de seu compromisso com o Brasil. Não deixe de votar; não vote nulo ou em branco. Com isso, seremos verdadeiros cristãos, agentes de transformação na sociedade, tornando a democracia brasileira mais forte e soberana.

Vitória-ES, 17 de Outubro de 2018

 

Jefferson Souza

Jefferson Souza