Cartaz do Círio de Nazaré 2018 destaca protagonismo de leigos e jovens

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

A festa este ano quer motivar o protagonismo juvenil na sociedade

MACAPÁ (AP) – [Por Jefferson Souza | com informações de PASCOM] – A Diocese de Macapá, através da Comissão Organizadora do Círio de Nazaré 2018, apresentou nesta segunda-feira, 21, na Catedral São José, o cartaz do Círio 2018. Sínodo dos jovens e Ano Nacional do Laicato foram inspirações para representar a festividade deste ano.

Maior procissão religiosa do Amapá terá como tema “Com Maria, jovens sem medo, a serviço da justiça e da paz” e o lema “Não digas, Sou jovem. A quantos te enviar, irás!” (Jr 1,7). A celebração acontece no 2º domingo de Outubro, dia 14.

De acordo com o bispo de Macapá, dom Pedro José Conti, a celebração do ano dos leigos na Igreja do Brasil e a realização do Sínodo para a juventude em Outubro no Vaticano convocado pelo Papa Francisco são as motivações para a celebração do Círio 2018.

Foto: Divulgação Pascom | Arte: Roberto Almeida

“Nos baseamos no Ano do Laicato, onde destacamos que a maior parte dos leigos da Igreja são jovens; e o segundo é o Sínodo dos Bispos, que nos pede para destacar a importância pastoral que a Igreja dá aos jovens. Ligamos tudo isso ao exemplo de Maria, uma jovem que sem medo respondeu ao chamado de Deus”, explicou o bispo.

Segundo o coordenador da Comissão Organizadora da festa, padre Francisco Sorrentino, a escolha do mês de Maio para apresentação do cartaz, tema e lema foi motivada diante da devoção mariana lembrada pelos católicos neste mês.

“Queremos tornar os jovens protagonistas de uma sociedade melhor, não só esperando eles virem até a igreja, mas principalmente fazer com que a igreja vá até eles” disse o coordenador durante a a apresentação.

Programação
Na coletiva de imprensa para apresentação também foram anunciadas atividades da programação do Círio de Nazaré 2018 em Macapá. A novidade e a realização da 1ª edição do Concurso de Redação para Alunos do Ensino Médio, como forma de aproximar ainda mais os jovens da festa religiosa. A 2ª edição do Concurso dos Universitários foi confirmada com abertura de inscrições em breve. A partir de 2 de junho estará aberta as inscrições para a 4ª edição da Corrida do Círio 2018.

Jefferson Souza

Jefferson Souza