Carismáticos celebram dia de Pentecostes em Macapá

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Dia marca o envio do Espírito Santo sobre os discípulos de Jesus

MACAPÁ (AP) – [Por Jefferson Souza] – Cerca de 200 pessoas participaram neste domingo, 20, do Encontro de Pentecostes promovido pela Renovação Carismática Católica do Amapá (RCC Amapá). O evento aconteceu no auditório do Museu Sacaca num clima de alegria e clamores.

“Hoje é nosso dia de celebrar, festejar a presença do Espírito Santo entre nós”, disse a presidente do Conselho Diocesano da RCC Amapá, Monica Torrinha, na abertura do evento. “Nós nos preparamos estes dias para celebrar Pentecostes”, recordou a presidente.

O primeiro momento do encontro foi marcado por cantos e orações devocionais ao Espírito Santo através de uma novena recordando a importância do dia de Pentecostes, celebrado 50 dias após a ressurreição de Jesus na Páscoa, segundo a tradição cristã.

 

Um dos tradicionais hinos da Igreja Católica foi entoado pelos participantes com empolgados petições e clamores “para o derramamento do Espírito Santo”.

Conversão e Vida Nova

O pregador Zaqueu Pontes faz a reflexão bíblica sobre o tema “Conversão Sincera”. Foto: Jefferson Souza

Nos momentos dedicados para a pregação e reflexão bíblica, os palestrantes destacaram os aspectos da necessidade da conversão e vida nova dos fiéis.

Segundo o primeiro pregador da tarde, Zaqueu Pontes, “conversão significa mudança de procedimento do mal para o bem, uma mudança radical de vida”, explicou. Para o pregador, conversão também é “mudança de intelecto, de emocional, mudança interior provocada pelo encontro pessoal com Jesus”, disse ao participantes do encontro.

Ao fim da mensagem os fiéis foram convocados a oração penitencial colocando-se  arrependidos diante de Deus com o desejo de mudar de vida.

O tema central do encontro “Necessário vos é nascer de novo”, baseado no Evangelho de João, foi ministrado por Monica Torrinha. Recordando as palavras que Jesus falou ao fariseu Nicodemos, a presidente convidou ao participantes a uma “vida no Espírito Santo, nascendo de novo no Espírito como Jesus disse”.

Segundo ela, Este “nascer de novo significa uma vida nova que só Jesus pode dar pelo Seu Espírito Santo”. “Neste Pentecostes, cada um é chamado a viver esta vida, clamando ao Espírito Santo”, disse a pregadora.

Comemoração

Os coordenadores dos grupos de oração receberam das mãos da presidente do Conselho da RCC Amapá uma “Capelinha do Espírito Santo”, objeto decorativo e que faz parte dos preparativos para a celebração dos 50 anos da Renovação Carismática Católica no Brasil (RCC Brasil) em 2019.

A homenagem aos grupos foi um reconhecimento das atividades evangelizadoras promovidas como parte da missão da RCC no país.

Shows

O fim da programação foi dedicado para apresentações musicais de bandas locais de música católica. As bandas Som e Resgate, Misericórdia Dei e o Ministério Missionário Eterna Aliança foram as atrações da noite.

 

Jefferson Souza

Jefferson Souza