Religiosos se encontram em Aparecida (SP) para Seminário Nacional

Crítica a situação social e política do Brasil e apoio ao padre Amaro foram temas de mensagens do Seminário

MACAPÁ (AP) – [Por Jefferson Souza] – De 5 a 8 de maio aconteceu em Aparecida (SP) o Seminário Nacional da Vida Religiosa Consagrada do Brasil. Promovida pela Conferência de Religiosos do Brasil (RCB) o evento teve como tema “Mística e Profecia na missão comunitária”, cerca de 600 religiosos e religiosas participaram das atividades promovidas.

Em mensagem final, os participantes pontuam a “situação sombria, fira e estéril do ponto de vista social e político” do país. De acordo com a nota, ” está se consolidando um clima de ódio, violência e intolerância, particularmente contra migrantes e os povos indígenas, com manifestações preocupantes de homofobia e extermínio da juventude negra”.

Segundo a mensagem do CRB “a Vida Religiosa Consagrada pode esfriar-se, esquecer a profecia de Jesus, ceder à religião do capital, isolar-se, ser autorreferencial, sem sair de suas zonas de conforto, abandonando-se a um pessimismo reprodutor”.

O Seminário da VRC destaca que “Na sociedade fragmentada e individualista de hoje, adoecida pela solidão, o testemunho da VRC reforça-se se suas comunidades forem sinal de unidade nas diferenças, de cuidado e amor recíproco”.

Confira abaixo a Mensagem completa

Apoio ao Padre Amaro

A diretoria executiva da Conferência dos Religiosos do Brasil também emitiu nota de apoio ao padre Amaro, preso desde de o dia 27 de março deste ano, em Anapu (PA).

A carta endereçada ao padre, os religiosos se direigem a ele com “Irmão de caminhada, chamado por Deus a defender a vida da floresta e dos pequenos sem terra”. Os religiosos afirma que o padre foi preso injustamente “pela causa que há anos está defedendo”.

Confira a carta completa.

Jefferson Souza

Jefferson Souza