RCC realiza encontro de Pentecostes 2018

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

A programação é voltada para a celebração da experiência espiritual do batismo no Espírito Santo, identidade da RCC.

MACAPÁ (AP) – [Por Jefferson Souza] – Para celebrar o dia de Pentecostes, a vinda do Espírito Santo sobre os discípulos de Jesus em Jerusalém 50 dias após a Páscoa, os católicos da Renovação Carismática no Amapá (RCC) realizam no domingo (20/5) uma programação festiva no auditório do Museu Sacaca, em Macapá.

O evento marca uma das características fundamentais do movimento carismático que é a experiência do batismo no Espírito Santo. O encontro tem como tema “Necessário vos é nascer de novo”, do Evangelho de João (3, 7b), conversa de Jesus com o Fariseu Nicodemos.

De acordo com a presidente do conselho diocesano da RCC, Monica Torrinha, a programação conta com momentos musicais, oração, pregação, teatro para celebrar a solenidade católica. As atividades iniciam as 14h e seguem até às 21h.

Cerca de 300 pessoas oriundas dos grupos de oração localizados nas paróquia de Macapá, Santana, Porto Grande e Serra do Navio são esperadas para o encontro. De acordo com a coordenação a entrada é gratuita e quem quer que esteja interessado pode participar do evento.

Papas e RCC

Celebrado como uma de suas principais solenidades, Pentecostes é para o catolicismo o encerramento do tempo pascal, período que recordam a ressurreição de Cristo. Para os católicos carismáticos a festa também é expressão de sua identidade enquanto movimento eclesial de cujo pentecostal.

O papa João Paulo II falava da RCC como “espiritualidade de Pentecostes” e conclamava para que seus membros fossem difusores da “Cultura de Pentecostes”. Bento XVI falando aos carismáticos surpreende-os dizendo-lhes que “O Senhor está conosco, agindo com o poder do seu Espírito”, reconhecendo a grande contribuição da ação evangelizadora dos carismáticos nos últimos anos.

Em 2015 o Papa Francisco, durante encontro mundial com sacerdotes de espiritualidade carismática, pediu que se difundisse e se compartilhasse com toda a Igreja “a graça do batismo no Espírito Santo”.

Jefferson Souza

Jefferson Souza